quarta-feira, 8 de abril de 2015

SEFAZ-MA conclui atividades na primeira etapa do Mutirão Mais IDH



Durante 30 dias, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) percorreu com uma delegação de cinco servidores e o ônibus da Cidadania cerca de 10 municípios do interior do Estado proporcionando a formação de membros dos conselhos sociais e lideranças comunitárias para atuar na fiscalização dos gastos públicos.

Santa Filomena, Marajá do Sena, Arame, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieras, Fernando Falcão, São Raimundo do Doca Bezerra, Timbiras, São Roberto e Lagoa Grande do Maranhão foram as cidades contempladas nesta primeira etapa do Mutirão Mais IDH, promovido pelo governo do estado, para aumentar os indicadores sociais das cidades que estão na condição de extrema pobreza.

O ‘Mais IDH’ envolve a articulação de diversas secretarias estaduais para ações estratégicas de promoção da melhoria da qualidade de vida dos maranhenses nos 30 municípios com menor IDHM, dentre as ações está a realização do Mutirão ‘Mais IDH’.

O ônibus da Cidadania (SEFAZ), juntamente com outras unidades móveis de atendimento, ofereceu serviços de cidadania a esses municípios e, dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Fazenda, destacam-se as palestras realizadas com mais de 170 Agricultores familiares e 149 contribuintes que trabalham na Informalidade, para se cadastrarem como microempreendores individuais (MEI).

Os mini cursos realizados com a participação total de 320 pessoas, entre Conselheiros, diretores, professores e técnicos da educação; e a capacitação de 68 Conselheiros do Estado e do Município no controle do gasto público também foram importantes atividades desenvolvidas.

Com o trabalho da unidade móvel da SEFAZ durante a primeira etapa do Mutirão, foram inscritos, para formação, 190 disseminadores do curso de Educação Fiscal, por meio do Portal do Conhecimento, um ambiente de aprendizagem virtual da SEFAZ.

O Programa de Educação Fiscal é um dos principais instrumentos que a SEFAZ dispõe para aperfeiçoamento e melhoria do relacionamento institucional com a sociedade civil. O Programa fortalece a estratégia para uma gestão pública transparente e comprometida com a participação social na estrutura governamental. Dessa forma, estimula o cidadão a fiscalizar os gastos do governo, com repercussão na eficiência das políticas públicas.

A segunda etapa do Mutirão Mais IDH tem início no mês de abril e a SEFAZ acompanhará com sua Unidade Móvel, buscando alcançar o maior número de municípios do estado do Maranhão com menor IDH e prestando serviços de cidadania a sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário